Bioenergética Aroeira anuncia investimento de R$ 750 milhões em usina em Tupaciguara
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_afe5c125c3bb42f0b5ae633b58923923/internal_photos/bs/2026/Z/j/yuBbVfSaalulwNHrBX8w/img-20260623-wa0001.jpg)
A Bioenergética Aroeira anunciou a implementação de uma nova planta de processamento de etanol de cereais em sua unidade em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. O projeto prevê um investimento de R$ 750 milhões, sendo que R$ 618 milhões foram captados por meio de financiamentos específicos para o setor. A iniciativa marca a diversificação da matriz produtiva da empresa, tradicionalmente voltada para a cana-de-açúcar.
A nova usina terá capacidade para processar milho e sorgo, permitindo que a produção de combustível ocorra durante todo o ano, inclusive no período de entressafra da cana. Essa tecnologia de 'usina flex' fortalece a segurança energética regional e amplia a demanda por grãos produzidos por produtores locais, impactando diretamente o mercado de commodities da região.
Além da produção de etanol, a unidade também irá gerar subprodutos de alto valor agregado, como o DDGS (grãos de destilaria com solúveis), utilizado para a fabricação de ração animal. A expectativa é que o empreendimento gere centenas de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia do Triângulo Mineiro e consolidando o estado como um polo de inovação em biocombustíveis. Com informações de Bing News - Triângulo Mineiro.



