Economia

Itaú vence leilão bilionário e mantém gestão da folha dos servidores de Minas até 2031

·há 1h
Itaú vence leilão bilionário e mantém gestão da folha dos servidores de Minas até 2031
Itaú vence leilão bilionário e mantém gestão da folha dos servidores de Minas até 2031

O Itaú Unibanco venceu o leilão para a gestão da folha de pagamento dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais. Com uma proposta de R$ 2,188 bilhões, a instituição financeira renovou o contrato com o governo mineiro e seguirá responsável pela operação até o ano de 2031. O resultado garante a continuidade do serviço para milhares de funcionários públicos em todo o estado, incluindo as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A disputa, organizada pelo Governo de Minas, abrange a administração dos pagamentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas. Ao todo, a carteira contempla 671.478 CPFs, reunindo não apenas o Poder Executivo, mas também órgãos como a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado. Para os servidores da nossa região, a manutenção da instituição evita a necessidade de abertura de novas contas em outros bancos.

Todo o valor arrecadado pelo estado no leilão será destinado integralmente ao Tesouro Estadual. Segundo o governo, a expectativa é que os recursos reforcem o caixa público para viabilizar investimentos em áreas estratégicas. Vale ressaltar que o montante atual de R$ 2,188 bilhões ficou abaixo do registrado no leilão anterior, realizado em 2021, quando o banco desembolsou R$ 2,42 bilhões pela mesma concessão.

A manutenção do contrato é vista como estratégica para o setor financeiro, dada a magnitude da movimentação bancária gerada pelo funcionalismo mineiro. Além do pagamento de salários, o banco gestor tem exclusividade na oferta de produtos como crédito consignado e outros serviços financeiros aos servidores estaduais. Com informações de Regionalzão.