Política

Vereador propõe ampliação do sistema de videomonitoramento na UPA de Araxá

·há 1h·Araxá, MG
Vereador propõe ampliação do sistema de videomonitoramento na UPA de Araxá
Vereador propõe ampliação do sistema de videomonitoramento na UPA de Araxá

O sistema de segurança da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá poderá passar por uma modernização significativa em breve. O vereador Alexandre dos Irmãos Paula apresentou, durante sessão na Câmara Municipal, uma indicação oficial solicitando que as secretarias de Segurança Pública e de Saúde realizem estudos técnicos para implantar e ampliar o videomonitoramento na unidade de saúde. A proposta busca reforçar a proteção de pacientes, acompanhantes e servidores que circulam diariamente pelo local.

A indicação detalha que as novas câmeras devem ser instaladas em pontos estratégicos de grande fluxo, incluindo os acessos principais, recepção, corredores e as áreas de estacionamento. Segundo o parlamentar, o fluxo intenso da UPA exige medidas preventivas que garantam a sensação de segurança para quem busca atendimento de urgência e emergência, além de resguardar o patrimônio público e os profissionais em serviço.

Durante o pronunciamento, o vereador ressaltou que a medida vai além da vigilância, tratando-se de uma ação de acolhimento ao cidadão. Ele também pontuou que a operação do sistema deve respeitar as normas de proteção de dados e a privacidade dos usuários, garantindo que as imagens sejam utilizadas exclusivamente para fins de segurança. A viabilidade técnica do projeto agora será analisada pela Administração Municipal para futura execução nas dependências da unidade. Com informações de Jornal Araxá.